sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Lenda do Rio Guaíba

Num passado muito distante quando não havia cidades grandes, automóveis, televisão e nem internet, uma grande seca castigou a terra dos índios Arachanes. Os rios secaram e os peixes morreram. A caça não era mais encontrada com tanta facilidade. Os Arachanes entraram em pânico com aquela situação calamitosa.

Por isso, guerreiros se reuniram e foram falar com o pajé e conselheiro Amberê. O pajé lhes disse que deveriam realizar um ritual tribal para pedir a ajuda de Cesy, a mãe natureza. Na primeira lua cheia acenderiam o fogo sagrado e em volta dele dançariam e cantariam em louvor à mãe até entrar em sintonia com a bondosa Senhora. Mas alertou:

- A mãe só nos dirá o que fazer se todos demonstrarmos que realmente nos preocupamos uns com os outros!
E, assim foi feito... O pajé conhecedor dos rituais mágicos preparou a fogueira sagrada.A celebração começou. Desta vez homens, mulheres e crianças dançaram e cantaram juntos em volta da fogueira.

Dançaram sem parar durante horas, quando de repente... As chamas da fogueira aumentaram... E uma voz doce e serena chegou aos ouvidos de toda tribo.

- Meus amados filhos da tribo dos Arachanes, o que está por vir é muito grave! O clima vai piorar ainda mais... Vocês provaram ser unidos e que tem amor uns pelos outros. Eu posso sentir isto nesta noite mágica. Por isso, num sonho mostrarei ao Pajé Amberê, onde podeis encontrar um lago. Em volta deste lago vocês poderão sobreviver durante estes dias difíceis. Mas, isto só será possível se seguirem as regras que ensinarei ao pajé...
Após ouvirem estas palavras as chamas voltaram ao normal e todos em silêncio foram para suas ocas. Com os primeiros raios de sol na manhã seguinte a tribo se reuniu em frente oca do pajé. Amberê foi até eles e disse::

Nossa mãe cumpriu com a palavra! Mostrou-me o caminho do lago. Também, ensinou as coisas que devemos fazer para que todos sobrevivam quando chegarmos lá. A água do lago pertence a todos, deve ser usada para matar a sede, cozinhar, tomar banho e também para o cultivo de alimentos para todos. Todos devem cuidar e morar longe das margens do lago, nunca jogar lixo ou restos de animais nas águas do lago. Na estação da caça, nunca abater fêmeas prenhas ou com filhotes, caçando apenas o suficiente para satisfazer a fome da tribo. Pescar somente nas estações mais frias, quando faltam alimentos para os homens e os animais. Se cortarem uma árvore para fazer uma oca; plantem outra. Ela estará pronta para construir um abrigo para seus filhos quando ele crescerem.

Depois de ouvirem o pajé Amberê, cada membro da tribo foi até sua oca pegar seus pertences para partir em busca do lago.

Foi uma jornada penosa. Às vezes faltavam forças para dar um único passo à frente. Então, Amberê relembrava as palavras da mãe natureza. Isto encorajava todos a seguir adiante. Passaram por regiões muito devastadas pela seca. Lugares onde antigamente corriam rios, agora davam lugar a uma terra seca e rachada.

Por todos os lados carcaças de animais mortos e aldeias abandonadas. Todos se perguntavam sobre onde teria ido parar toda aquela gente. Quando a desesperança se abateu sobre todos, alguns guerreiros começaram a duvidar das palavras da mãe natureza e questionar os conhecimentos do pajé. Foi então, que chegaram num vale gigantesco e no meio do vale avistaram o lago.

No vale, além do lago haviam pequenos arbustos desbotados e retorcidos espalhados por todas as direções. Seguindo as orientações do pajé, os Arachanes construíram suas ocas bem longe do lago.

A vida era difícil, mas a tribo não passava fome. Pequenos frutos colhidos nos arbustos eram repartidos entre todos. Sempre tinham cuidado de deixar alguns frutos nos arbustos para alimentar os animais que apareciam no vale. Os alimentos cultivados nas hortas eram consumidos nos dias em que não encontravam frutos ou animais para abater.

As chuvas voltaram aos poucos , fazendo o lago aumentar de tamanho. O verde se espalhou pelo vale e animais selvagens já podiam ser vistos com freqüência. Os ensinamentos da mãe natureza eram seguidos e respeitados por toda tribo.

A roda do tempo girou e os pequenos arbustos deram lugar a uma floresta de árvores altas. O lago alimentado pelas chuvas cresceu a ponto de ficar bem próximo da aldeia. Então, Amberê reuniu a tribo e disse:

– Irmãos da Tribo dos Arachanes! Nós teremos que levar nossas ocas para longe das margens do lago. Por que assim nos ensinou a mãe...

O guerreiro Cauré um filho rebelde protestou. Falou que não havia necessidade de mudar para longe por que o Lago era grande o suficiente para todos morarem em sua volta. Também, disse que os tempos eram de fartura e que Amberê estava muito velho para comandar a vida da tribo dos Arachanes. Pior, não acreditava mais em Cesy, mãe natureza.

Cauré não se mudou e sua atitude o foi copiada por toda tribo. Pajé Amberê ficou desolado com a tribo. Sabia que havia uma razão para que todos seguissem os ensinamentos da mãe natureza. Magoado, juntou as poucas coisas que possuía e foi morar numa serra próxima ao vale.

Sem a presença de Amberê para orientar a vida da tribo, os ensinamentos da mãe natureza foram logo esquecidos. As ocas se multiplicaram à beira do lago. As hortas comunitárias foram abandonadas e o mato tomou conta.

Nas caçadas, os guerreiros abatiam mais animais do que necessitavam para matar a fome da família. O resultado eram muitas sobras, ossos e carcaças que pela proximidade eram impiedosamente jogados no lago.

Para fazer ocas de maior conforto, a tribo derrubou as árvores crescidas nos últimos anos.

As ocas maiores ocuparam praticamente toda orla do Lago. Espantando os animais que se abrigavam nas árvores ou que iam até ao lago beber água.

A maioria destes animais terminou por abandonar o vale e foi procurar outro lugar, mais tranqüilo, para morar.

Além de restos de animais, os Arachanes adquiriram o péssimo habito de jogar no lago todo o tipo de objetos que não lhes tinha mais serventia. O lixo e os animais mortos jogados nas águas poluíram toda a orla, causando a morte de milhares de peixes. A água contaminada provocou doenças, feridas pelos corpos. As crianças foram as que mais sofriam. A peste e a fome mais uma vez ameaçou a tribo.
Sem alternativas só restava procurar o pajé e para pedir ajuda. Levaram vários dias até que encontraram o pajé. Ele estava morando em uma caverna no alto de uma montanha. Após ouvir as queixas da tribo, o pajé desabafou:

- Irmãos, nossa mãe nos guiou até este lago. Além disso, ela devolveu a esperança na vida quando restava apenas aguardar pela morte. Ouviu nosso pedido de socorro e ensinou como superar as dificuldades. Mas, vocês desprezaram estes ensinamentos. Vejam a tragédia que aconteceu: os peixes morreram, os animais sumiram e a floresta foi devastada.
Continuou...

- Aqui do alto acompanhei com muita tristeza o desatino de todos e a destruição do vale pelas próprias mãos dos Arachanes. Procurem os índios mais velhos da tribo. Eles dirão como foi que chegamos a este vale. Desta vez não poderei ajudá-los. Lembrem-se, para conseguir falar com nossa mãe terão que agir de forma corajosa, despretensiosa e persistente.

De volta à aldeia, os índios mais novos da tribo souberam do ritual que os antigos haviam feito para entrar em sintonia com a mãe, das regras ensinadas por ela e da difícil jornada até encontrar o Lago.

Diante do caos em que se encontravam trataram de preparar mais uma vez o antigo ritual tribal.

Na primeira noite dançaram e cantaram até não agüentar mais. Porém, nada aconteceu. Quando o sol preparava-se para nascer no horizonte, o guerreiro Urissanê, tomou coragem e em frente todos, assumiu sua culpa por ter se afastado dos ensinamentos da Mãe Natureza. Seu gesto foi repetido por todos os guerreiros mais velhos. A tribo se dispersou silenciosamente após todos prometerem que na noite seguinte tentariam novamente entrar em sintonia com Cesy.

Também, na segunda noite, a mãe natureza não se manifestou. Alguns já pensaram em se entregar à morte, quando o guerreiro Arani disse: - Irmãos, não percam as esperanças. Enquanto pudermos ficar em pé, teremos que continuar. Devemos isto aos nossos filhos. Eles não podem ser prejudicados pelas atitudes erradas que nós tomamos.

Na terceira noite ficou acertado que só participariam da dança os mais velhos. Os jovens guardariam suas energias para partir em busca de um novo local para morar.

A dança começou bem cedo. Por volta da meia noite os vigorosos passos foram trocados por um arrastar de pés. Mas, ninguém desistia. Quando alguém caía no chão, o guerreiro Cauré estendia sua mão, levantava o irmão e a dança mística continuava.

Um por um os guerreiros foram tombando. Até que sobrou em pé apenas Cauré. Ele continuou cantando e dançando sozinho até que as forças lhe faltaram. Então, caiu de joelhos e ao bater no chão exclamou:


- Sei que não somos merecedores, mas... Perdão, ó minha mãe!

Neste exato momento, fachos de luz saíram da fogueira e iluminaram a aldeia. As chamas aumentaram e a voz da Mãe Natureza foi ouvida por toda Tribo:

- Meus queridos, os erros de um filho sempre trazem dor ao coração de uma mãe. Mas, ela sempre está pronta para perdoar este filho quando sente que ele realmente está arrependido do mal que praticou.

Os guerreiros caídos aos poucos começaram a se levantar e os mais novos deixaram as ocas para se aproximar da fogueira. Mãe natureza continuou:

- Apesar do sofrimento que vocês estão enfrentando, para mim hoje é uma noite de alegria. Pois, não há felicidade maior para uma mãe do que ver que um filho que seguiu pela trilha do mal, reencontrou novamente o caminho do bem. Por isso seus esforços serão recompensados. Podeis ir tranqüilamente para as suas ocas... Amanhã vocês terão uma grande surpresa!

Todos seguiram as ordens da mãe e lentamente dirigiram-se para as ocas.

No outro dia ao sair das ocas a tribo quase não acreditou no que viu. O lago havia se transformado num imenso rio de águas correntes. Concluíram, que era um presente da mãe natureza para a tribo dos Arachanes e deram ao rio o nome de Guaíba.


Na beira do rio avistaram o Pajé, que estava a admirar aquele belo cenário. Cheios de alegria a tribo cercou o pajé. O Pajé Amberê aproveitou a oportunidade e falou:

- Meus Irmãos, eu espero que vocês nunca mais esqueçam o que acontrceu aqui. Lembrem-se, de sempre proteger a água do rio dos Arachanes. Pois água é o nosso maior tesouro. Sem água a floresta não cresce e os animais desaparecem. O guerreiro mais valente perde suas forças e vai ao chão como se fosse golpeado por um inimigo invisível. Preservar a água, é também preservar a vida.
O pajé falou que seu tempo na terra dos Arachanes estava por terminar. Iria embora com felicidade no seu coração, pois seu povo havia recuperado juízo. Alertou que todos viveriam felizes para o resto de suas vidas se continuassem seguindo os ensinamentos da Mãe Natureza.

Assim que parou de falar, o Pajé Amberê abriu caminho na multidão e partiu rumo às montanhas que cercavam o vale e nunca mais foi visto.

FIM



GLOSSÁRIO
Amberê: tupi-guarani, sf. relâmpago.
Arachanes: Pertencem a grande família dos índios Guaranis, apontados como os moradores mais antigos das margens do rio Guaíba. Foram dizimados com a chegada dos imigrantes açorianos em 1714, mais pelas doenças dos brancos (gripes etc..), do que por conflitos. Também conhecidos por índios “Arachas ou Arachanes que eram ótimos nadadores o nome “Aracha – Arachanes” significa PATOS por isso o nome Lagoa dos Patos (Lagoa dos Arachas).
Arani: tupi-guarani, sf. Tempo furioso.
Cauré: tupi-guarani, sf. Espécie de Gavião.
Cesy: tupi-guarani, sf. Mãe Superior.
Guaíba: tupi-guarani, sf. lugar onde o rio se alarga ( gua (grande) + y (água, rio) + ba (lugar) ).
Tupã: tupi-gurani, sf. Deus.
Urissanê: tupi-guarani, sf. Vagalume, pirilampo .

INDIOS ARACHANES

Os índios Arachanes pertencem à família dos Índios Guaranis. Habitavam de Norte a Sul e pelo centro do atual Rio Grande do Sul, entre a Serra Geral e a Lagoa dos Patos. Alguns estudiosos estimam que esta ocupação tenha se dado por volta de 6.500 anos A.C.. Os Arachanes praticavam a agricultura e eram conhecidos por ser uma tribo organizada e pacífica.

Foram eles que deram ao rio dos porto-alegrenses o nome de “Guaíba”, que significa na língua Guarani, lugar onde o rio se alarga (gua (grande) + y (água, rio) + ba (lugar) ).

Quando os primeiros exploradores espanhóis e portugueses, no século XVI, vieram a conhecer a terra dos Arachanes, a região onde atualmente se encontra a cidade de Porto Alegre, encontraram na localidade os índios Arachanes.

Através desta tribo os colonizadores ficaram sabendo que o rio largo que corria naquelas belas paragens se chamava Guaíba.

Mais de 300 anos se passaram e as coisas mudaram radicalmente no território dos Arachanes. Os arachanes desapareceram da face da terra, mas o nome do rio não.

Ultimamente, alguns intelectuais encasquetaram em chamar este rio de lago. Mas, o povo continua dizendo que as águas que banham a cidade de Porto Alegre são as águas do “Rio Guaíba”. Não há como duvidar deste fato. O povo tem sabedoria. Afinal, a voz do povo é a voz de Tupã.
O RIO GUAÍBA

Os canais dos Rios: Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí, convergem para o delta do rio Jacuí, e daí seguem pelo leito do Guaíba como um único canal até a Ponta de Itapuã. É um canal natural com 50 km de comprimento e 8 metros de profundidade, que resulta da captura fluvial e mantém uma largura e profundidade suficientes para permitir a navegabilidade ao longo de todo o seu perfil.

Este canal desaparece no leito da Lagoa dos Patos por soterramento. Aqui a deposição de sedimentos preencheu este canal e canais de outros rios e o cobriu com uma camada de lama de mais de 6 metros de espessura, durante os últimos milhares de anos.

No entanto, ao longo de todo este tempo, o Guaíba com o vigor dos seus escoamentos restringiu a deposição da lama, preservando a forma do canal principal, diferentemente do destino que tiveram os canais no interior da Lagoa dos Patos.

No Guaíba, num rio, ocorre o inverso do que normalmente se observa em um lago, lagoa ou laguna, locais onde a circulação restrita favorece a deposição. No Guaíba prevalecem os escoamentos, que acompanham os gradientes do terreno submerso, numa direção preferencial ao longo de ano todo, para sudeste.

Os fluxos são tão expressivos em volumes e velocidades que o tempo de residência das suas águas, entre a Usina do Gasômetro e a Ponta de Itapuã, é em média de 10 dias. Ou seja, as vazões da rede de drenagem que ingressa no Guaíba são suficientes para renovar as suas águas e transportar os sedimentos suspensos num curto intervalo de tempo, numa escala de fluxos correspondentes aos rios de montante, de modo bem diverso da Lagoa dos Patos onde este tempo é medido em meses.

O canal principal também exerce um controle na distribuição dos sedimentos finos depositados no fundo, preferencialmente ao longo do seu eixo. Lagos, lagoas e lagunas não possuem este modo de escoamento, nem um curto tempo de residência, nem canais controlando a sedimentação.

O Guaíba, além dos seus escoamentos e do canal, possui uma ampla superfície exposta à ação dos ventos que favorecem o desenvolvimento das ondas. Esta outra forçante hidrodinâmica possui direção de propagação e intensidade diretamente proporcional a força dos ventos e incidem sobre as margens com energia suficiente para construir extensas praias e pontais arenosos e, também movimentar constantemente as areias presentes no fundo raso do Guaíba.

Portanto, podemos com base em fundamentos, hidronamicos, sedimentológicos e geomorfológicos afirmar que parte da rede hidrográfica de sudeste do estado do Rio Grande do Sul alcança os seus limites mais distais no interior do Guaíba até a Ponta de Itapuã, local onde ocorre a transição do rio, Rio Guaíba, para outro ambiente, a Lagoa dos Patos.

Artigo do professor Elírio Ernestino Toldo Jr./ Professor CECO/IG/UFRGS- Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica/ toldo@ufrgs.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quem (?) & Enfrentam os Poderosos parte 18


É com muito pesar que publicamos: A ÚLTIMA ENTREVISTA DA “MORTE DE PLÁSTICO”
Tristeza na despedida

Depois da consulta popular e de ter estrelado no vídeo “Não ao Pontal”, do Fórum de Entidades, dirigido por Carlos Gerbase, procuramos a “Morte” para pedir algumas palavrinhas sobre a esmagadora vitória do “NÃO” ao Pontal do Estaleiro. Ela com o bom humor que lhe é peculiar falou sobre o assunto, deitou falação e anunciou a sua despedida de Porto Alegre.

Então, “Morte”, e a vitória do “Não”?
Muuuuito bem, Quem (?)... Minha intuição dizia que o “não” iria ganhar de lavada.


Como assim?
Tenho a idade do tempo. Grande parte da vitória se de deve a mobilização da sociedade organizada. A outra parte a não obrigatoriedade do voto. Posso dizer com tranquilidade que se o voto não fosse obrigatório no Brasil, votariam apenas as pessoas realmente interessadas nas mudanças que o país há tanto tempo espera. Valendo esta regra, dificilmente você não teria o desprazer de ver em Brasília o Sarney, Collor, Calheiros... Ou mesmo um sapo barbudo vira-casacas e sua malfadada trupe na Presidência da República.
Nooossaaaa, já pensou em se candidatar para algum cargo?
Claro que não. Sou cidadã do mundo.

“Morte”, qual o seu real papel na Vida?

Como já disse em outra oportunidade, trabalho pro cara lá de cima... Eu faço apenas o passamento na hora e local indicado por ele. Se o cara é bom mando pra cima; se ruim mando pra baixo. Sou o efeito, não a causa. A causa se dá em vida e a vida é outro departamento. Eu não costumo me meter nos assuntos dos outros, meu caro Quem(?).

Ã... Hamnn! Mudando de assunto... “Morte” fale sobre Porto Alegre na sua vida?
Hehehehe! Adoro seu senso de humor Quem (?). Como dizem por aqui, foi muito tri passar mais tempo que de costume nesta cidade. Desde que o mundo é mundo vou a todos os lugares, mas pelo acúmulo de serviço mal dá pra reparar na paisagem. Andei por esta cidade e curti as pessoas, os parques e o Rio Guaíba. Também acho que o Guaíba é um rio. hehehehehe! Hoje em dia se me perguntarem se gosto mais de Paris, Londres ou Nova York, respondo: - Eu gosto é de Porto Alegre.

O que vossuncê achou dos porto-alegrenses?
É uma gente simpática, acolhedora e verdadeiramente democrática. Não sofri qualquer discriminação. Às vezes alguém se assustava comigo. Com certeza estes devem alguma coisa pro cara lá de cima e acharam que por isso era a hora de me encontrar. Para eles digo que sempre há tempo para mudar de atitude. O chefe leva isso em conta.

Em outras ocasiões, achavam que eu era de alguma religião e me tratavam com desdém, como infiel ou coisa do demônio; para estes digo que religião também é uma forma de se apossar do nome de Deus para fins espúrios. De nada vale uma bela oração sem pureza de intenção. Está escrito: “O simples presta atenção a cada palavra, mas o prudente a cada passo.”

O porto-alegrense é um povo educado. Muitos quiseram saber sobre a minha estada na cidade. Então, contava que havia recebido convite para ajudar na destruição do Rio Guaíba, defendendo o Pontal. Que roubaram minha comissão no negócio. E que por isso havia trocado de lado na questão do Pontal. Então, complementava dizendo que tinha lucrado com o a troca. E que isto se transformara na melhor coisa que poderia ter acotecido na minha vida... (hehehehehe! Ops! Olha aí, Quem (?)... Já estou me apropriando das suas piadas!) Acabei descobrindo um excelente lugar para morar quando me aposentar; se o mundo não acabar. Por que do jeito que vai, num sei não...

Nas minhas primeiras aparições empunhava um cartaz que dizia que o Guaíba era meu. Algumas pessoas se aproximavam e docemente me diziam que não. Até então, jamais tinha recebido tratamento tão respeitoso. Sempre me viam como figura do mal. Coisa que não sou. Eu apenas termino um ciclo de vida para o começo de outro.

Falando nisso... A pergunta que não quer calar... Existe vida após a morte, “Morte”?
Você é muito inteligente Quem (?), mas não vai me enrolar. Infelizmente não tenho autorização da chefia para responder esta pergunta. Mas, posso afirmar que há mais mistérios entre o céu e a terra do que julga a vossa vã filosofia.


Que recordações você levará da cidade?
Dos passeios que eu fiz, das conversas com os porto-alegrenses, do belíssimo por do sol, das pessoas nas ruas nos domingos à tarde e do contato com as crianças. São tantas emoções... E olha, que emoção pra mim é novidade. Também, sei que se descobri a alegria, na certa toparei com a tristeza... Quando penso na despedida sinto um aperto no coração. Nem sabia que tinha um coração. Me disseram que aperto no coração é prenúncio de tristeza.

Quando deixará a cidade?
Tudo tem a sua hora. (hehehehehehe! É o que mais ouço quando venho buscar alguém) Acho que a minha hora está chegando. Não vou morrer por que a “Morte” não morre. Vou apenas partir para voltar a me dedicar a minha profissão.

Depois... Se não voltar ao trabalho corro o risco de perde-lo pro meu irmão, o Cavaleiro da Peste. Deixei-o cuidando do serviço. Ele tratou de inventar o tal H1N1, só pra fazer hora extra. Se deixar o barco correr ele vai acabar me derrubando do cavalo e levando meu emprego.

Pra arrematar, fale sobre sua participação na campanha do “Não ao Pontal”.
Não quero me gabar, mas estou acostumada a ser o centro das atenções. Se eu entro numa briga é pra matar a questão (-no bom sentido! hehehehe...). Minhas aparições sempre causaram grandes efeitos. Tive uma delirante noite de rock com Damn Laser Vampires. Foi tão bom que assisti a um show deles no dia mundial do rock na estação Farrapos do Trensurb. Sambei no Bric da Redenção. Distribui panfletos em eventos culturais. Mas, o que deu mais orgulho foi ter participado do vídeo “Não ao Pontal” do Fórum de Entidades. Me senti como uma verdadeira estrela de cinema sob a batuta do Carlos Gerbase. Fui tratada como uma celebridade. Acho até que entrei para a história da cidade.



Como pretende passar seus últimos momentos na cidade?
Andando por aí. Vou dar uma passadinha na Praça da Matriz, na Orla do rio e no Parque da Redenção. Por último irei até a ponte do Guaíba para me despedir da cidade. Do alto da ponte jogarei uma rosa vermelha no Rio Guaíba para simbolizar a minha eterna paixão pela mui querida & amada cidade de Porto Alegre.


Com estas singelas palavras “Morte de Plástico” encerrou a entrevista. Estava visivelmente emocionada. Ela tentou disfarçar, mas uma lágrima correu por debaixo do óculos. Confesso que fiquei tocado pela declaração de amor à cidade. Constrangido com este fato acabei desistindo de lhe fazer mais perguntas.

ASSISTA A EMOCIANTE DESPEDIDA DA “MORTE DE PLÁSTICO” acessando o link :





segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos Parte 17



Do Iberê ao Pontal... Tudo é Legal!





Na reta final para a consulta de popular, “Morte de Plástico”, foi fazer uma visita ao pontal. Em frente ao Museu Iberê Camargo, foi informada pela segurança, que os “Donos do Museu” não queriam imagens da morte fazendo campanha contra o “Pontal do Estaleiro” ali na frente. Por que eram a favor do Pontal. “Morte” pensou consigo mesma: - Esqueceram de dizer aos funcionários que o museu é uma fundação e não tem donos, mas sim diretores.


Embora este tipo de organização seja de natureza civil, numa fundação as finalidades são invariavelmente de interesse público, devem promover a cultura e a livre manifestação do pensamento. Ou pelo menos era pra ser assim...

Iberê, que era um cara de atitudes simples e solidárias, se soubesse que seu trabalho iria parar nas mãos deste tipo de pessoa, teria tomado em vida precauções contra estes aproveitadores. Já que os “Donos” de seus trabalhos estão mais interessados na autopromoção, na defesa de interesses privados, e nos descontos do imposto de renda. Quando um museu de arte é contra a liberdade de expressão, há algo de podre no reino da Dinamarca.
Morte e sua nova fã  

“Morte de Plástico”, que conhece o direito de livre expressão ao ser infortunada pela segurança, pensou: - Não te mixa, lagartixa. E mandou bala... O resultado é o clip do Iberê ao Pontal... Tudo é legal! Veja este trabalho acessando o link:

http://www.youtube.com/watch?v=_sNXdg5h1xA#



O mais hilário é que no mesmo dia houve uma gravação ao vivo do programa jovem para pessoas de meia-idade, de Kátia Suman, da TV COM, no saguão de entrada. RBS... pode.... A RBS tem participação na BM-PAR, a empreiteira responsável pelo suposto projeto “Pontal do Estaleiro”. Suposto por que até agora só existe uma animação “3D”. Não existem estudos de impacto ambiental, geológicos, de tráfico terrestre (existe no local gargalo de trânsito) e fluvial (navegação pesada passa bem rente as margens). Nenhum trabalho técnico sobre esta construção foi apresentado e ou avaliado pelos órgãos (in) competentes de nossa cidade. Como diria a Sumam: "- É, mas enfim ... vamo combiná que xcjpfpoçvkak!"

DA CÉDULA DE VOTAÇÃO PARA A CONSULTA POPULAR

A cédula de votação terá seguinte pergunta a ser respondida:

“Além da atividade comercial já autorizada pela Lei Complementas nº 470, de 02 de janeiro de 2002, deve também ser permitidas edificações destinadas à atividade residencial na área da Orla do Guaíba onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”
As respostas disponíveis:

1 – ( x) NÃO

2 – ( ) SIM


JÁ OS POSTOS DE VOTAÇÃO PODEM SER CONHECIDOS ACESSANDO ESTE LINK


Com relação à votação a expectativa é que o comparecimento às urnas seja pequeno. Não foi feita na mídia campanha ostensiva para o aclaramento das propostas e de incentivo à votação. O que mais apareceu na mídia foi o vice-prefeito posando de bonzinho e democrata, para tentar melhorar a imagem da prefeitura arranhada pela barafunda causada pela BM-PAR, prefeitura e vereadores a favor.

Uma semana antes da votação, o dono da BM-PAR, veio a público renovar sua intenção em desistir da construção de residências. É outro que tenta restaurar o prestígio perdido e ESVAZIAR A CONSULTA POPULAR.
                                                                                        Ao fundo o Pontal

As críticas de que o local onde se situa o Pontal é atualmente ponto de tráfico, está sujo e cheio de lixo, devem ser dirigidas diretamente ao poder público Municipal, que não se faz presente in locu fiscalizando a área e multando o proprietário. Quanto ao dono do Pontal este deveria conservar bem seu imóvel, como faria qualquer outro proprietário de imóvel verdadeiramente responsável. Tal comportamento negligente, de ambos, é prejudicial à segurança e saúde pública. Alguém aí já ouviu falar na dengue e leptospirose, por exemplo...


VOLTAMOS A AFIRMAR QUE ORLA DO RIO GUAÍBA É PATRIMONIO PÚBLICO E NÃO PODE SER PRIVATIZADA. DESDE JÁ CONVOCAMOS NOSSOS PARCEIROS PARA A DERROGAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 470 DE 02 DE JANEIRO DE 2002 E LUTA PELA CRIAÇÃO DO PARQUE DO ESTALEIRO.


“Morte de Plástico”, também foi fazer campanha no Bar Ocidente, no dia em que o Sarau Elétrico tinha como tema "O Sarau dos Ricos". Confira este providencial momento assistindo o vídeo “Morte de Plástico assombra o Sarau Elétrico”, neste link...
http://www.youtube.com/watch?v=aC1jJQD95Qg&feature=channel_page

Pra arrematar, PAM- Porto Alegre em Movimento apresenta um novo personagem: O Fantasma do Chapéu. Conheça seu balanço no link:





DIA 23 DE AGOSTO DIGA NÃO AOS ESPIGÕES NA BEIRA DO RIO GUAÍBA
DIGA NÃO AO PONTAL DO ESTALEIRO.



Cidadania é o Direito de Viver em Harmonia.
Defenda Nossa Cidade!








segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos parte 16

"MORTE DE PLÁSTICO" E O GENIAL CARLOS GERBASE



Assista o video da casa de Cinema: Não ao Pontal, acessando este link:


"Morte de Plástico" aguarda sua entrada em cena


A trajetória artística de Carbon Kid e a minha é muito recente. Temos um pouco mais de um ano. Mas, neste curto espaço tempo colecionamos momentos marcantes e inesquecíveis. A evolução deste ano de trabalho pode ser acompanhada neste blog. Sendo que alguns destes momentos, também foram registrados pelas lentes da imprensa local.

Gerbase rege os trabalhos

Absolutamente autodidatas, nosso trabalho mistura desenho, poesia, vídeo e fotos, costurados com muita criatividade e bom humor. Claro que isso só foi possível através da democratização dos meios digitais e de muita força de vontade, já que somos completamente durangos. Apesar das dificuldades conquistamos o respeito de colegas ecologistas, de artistas plásticos, de políticos e até de alguns amigos, que não embarcavam nas nossas viagens e hoje nos surpreendem com calorosos elogios.

Tanto Carbon Kid, como eu, tínhamos a modesta ambição de nos comunicarmos com as pessoas através do nosso trabalho. Alcançamos este objetivo e fomos mais além pela intensidade e compreensão na interação que conseguimos estabelecer com o público.

Débora Finocchiaro assina autorização de filmagem


Em nossa estréia, como artistas, na Usina do Gasômetro, com a exposição Pá-Pírus; nas intervenções na Feira do Livro / 2008, Câmara de Vereadores, parques e ruas da cidade não faltaram cumprimentos e saudações. Mas, ocorreu também um outro encantamento. A possibilidade de poder flertar artisticamente com alguns de nossos melhores artistas, como aconteceu com a “Morte de Plástico”.

"Morte de Plástico enfrenta as Câmeras"
Quando criamos a “Morte”, sabíamos que ela era uma personagem irônica e impactante, que se destacaria na multidão com sua foice com a inscrição, “especulação”, e a placa com os dizeres, “O Guaíba é Meu”. O que não sabíamos é que ela criaria uma forte empatia com a população de Porto Alegre. Quando esteve no anfi- teatro Por do Sol, várias pessoas abraçaram a “Morte”, pediam pra bater uma foto e lhe diziam: - Não, “Morte”, o Guaíba é nosso. Na Câmara de vereadores, só lembro, de uma sindicalista, uma gorduchinha mal humorada, que não simpatizou com ela. Mesmos os inimigos vereadores a trataram com deferência.

pausa com panfletagem

Graças à “Morte de Plástico” foi possível fazer uma performance com o Zé da Terreira. O Zé, para usar uma palavra bonita, é um “baluarte” do teatro de Porto Alegre. Desde muito, sua tribo de atuadores, o “Oi, Nóis Aqui Traveis”, é um referencial de um teatro verdadeiramente inventivo e revolucionário . O Zé visitou nossa exposição no Gasômetro, datilografou algumas palavras na máquina de escrever, dobrou papel e botou no bolso. Devido a uma indicação, sei lá de quem, tempos depois, no dia 23 de maio, dia da biodiversidade, lá estávamos nós, com a “Morte” sendo dirigida por ele numa performance que protestava contra o reflorestamento de eucaliptos, bem em frente ao portão central Mercado Público.

No rock and roll, “Morte de Plástico” fez uma performance num show da Banda Damn Laser vampires. Foi uma noite de rock e muito glamour. Ela balançou o esqueleto e agitou as massas. Gostou tanto, que no dia mundial do Rock, 13 de julho, ela fez questão de ir ao show da banda na estação Farrapos do Trensurb. Esta façanha até rendeu um clip.

Devido a nossa atuação no causo do do Pontal do Estaleiro, fomos surpreendidos com um novo encontro artístico. Fomos convidados a participar de um vídeo com o Fórum de Entidades, contra o Pontal do Estaleiro, que seria capitaneado pela Casa de Cinema de Porto Alegre, cuja batuta estaria nas mãos de ninguém menos do que Carlos Gerbase.

Povo volta após corrida atrás da "Morte"
Carbon Kid e eu somos de gerações aparentemente distantes. Mas, quando a música “nicotina”, da banda de rock “Os replicantes”, estourou na Ipanema FM , em 1984, Kid nem era nascido. Ainda tenho em casa o vinil, um compacto duplo lançado no ano seguinte e o LP “O Futuro é Vortex”, de 1986. Nesta época a cidade ficou conhecendo o talento genial de Carlos Gerbase. Baterista e autor da maioria das composições e vídeos, sua banda provocou uma verdadeira revolução de costumes. Se hoje em dia alguns musicos podem sobreviver de rock and roll nesta cidade, muito se deve aquele grupo musical, que junto com outros são os responsáveis pela criação de um pólo de produção e consumo de música local, reconhecido e admirado nacionalmente. (Gerbase saiu da banda em 2002)

Carlos Gerbase & Carlos Urbim

Gerbase, não ficou só na música. Tenho alguns amigos que foram seus alunos de fotografia na FAMECOS-PUC RS e que guardam excelentes recordações do mestre. Hoje, ele é um Professor Doutor, leciona fotografia, cinema e televisão. Além de roteirista, diretor de cinema, na Casa de Cinema, fundada com a parceria de Jorge furtado, entre outros, desenvolve projetos que são vistos nos telões e nas telinhas Brasil a fora na forma de filmes e mini-séries exibidos nos cinemas, pela RBS e TV Globo.

depoimentos verdadeiros

Foi uma amiga, Inês, que veio com o convite para participar da filmagem contra o Pontal do Estaleiro. Ao sabermos que seria feito pela casa de cinema ficamos empolgados. Mandamos um e-mail para a casa falando sobre a Morte de Plástico e a resposta veio pelo Gerbase. Ele achou a “Morte” Simpática e disse que ela poderia participar no vídeo que iriam editar pelo “Não” ao Pontal. As poucas frases escritas pelo mestre funcionaram para nós como um grande elogio, a ansiedade pela filmagem tomou conta da gente nos dias que a antecederam.

Dr. Nadruz se prepara



Sendo os primeiros a chegar no set da filmagem , na usina do Gasômetro, 1º de agosto, o dia cinzento até nos preocupou. Mas, quando a filmagem estava para começar o sol, como por encanto, apareceu e iluminou o ambiente e as mentes dos presentes. Sob a batuta de Carlos Gerbase a filmagem transcorreu de forma tranqüila, filmando-se primeiro o grupo gritando “Não”, em seguida a participação da “Morte de Plástico”, por derradeiro os depoimentos.
Luciana em ação

Durantes as filmagens “Morte” pediu ajuda para comprar água, arrumar a roupa, abaná-lo, plástico no sol esquenta. Invariavelmente para pedir estas coisas gritava: - Produção... Luciana Tomasi, fiel escudeira do diretor, automaticamente olhava para nós. Pedíamos desculpas e trocávamos sorrisos. Lembrei de alguns shows em que ela brilhava como tecladista dos Replicantes. Hoje, sei que ela é uma das mais afamadas e competentes produtoras de cinema e vídeo.

Ao ver a edição final, percebe-se a harmonia estava presente entre os participantes na gravação do vídeo. A “Morte de Plástico”, até precisa de umas aulinhas de impostação vocal, mas não fez feio. Pode-se dizer que ela foi a cereja do bolo.
Quanto ao Gerbase, tivemos confirmadas nossas melhores suspeitas. Pois, in locu pudemos constatar que o cara realmente é gênio.


CARLOS GERBASE É GENIAL POR QUE É OUSADAMENTE SIMPLES.

Ainda sobre as filmagens, nos atrevemos e fizemos um vídeo do make-off daquele privilegiado momento, que por ansiedade e não por grosseria, lançamos no youtube, antes do vídeo principal. para vê-lo Clic no link que segue:



Mais, uma coisinha, Carbon Kid e Famoso Quem (?) são artistas independentes e durangos. Por isso, amigo, se souber e puder indicá-los para algum tipo de patrocínio, trabalho e ou biscate; entre em contato com eles urgentemente. Eles são criativos e estão preparados para enfrentar qualquer tipo de desafio.




DIA 23 DE AGOSTO DIGA NÃO À ESPECULAÇÃO VOTE NÃO AO PONTAL DO ESTALEIRO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos Parte 15



PAM – Porto Alegre em Movimento orgulhosamente tem o prazer de apresentar:

“A Lenda do RIO Guaíba”

Uma história inspirada em mitos e lendas indígenas, que vem para restaurar o orgulho do porto-alegrense que acredita que o Guaíba é o nosso “RIO”.

Para conhecer esta prosa poética, que pretende se firmar como um grande conto épico sobre nosso “RIO”, clique no Link a seguir e boa viagem!




Sobre o Nosso RIO Guaíba


Em 1998, quando foi editado o ATLAS de Porto Alegre que classificou o Guaíba como um lago, eu Famoso Quem (?), confesso que fiquei seduzido pela idéia. Rapidamente assimilei o conceito.

Cometi grave erro ao facilmente aceitar aquela tese soberbamente encadernada, sem ao menos ouvir as opiniões contrárias. Afinal, não se tratava apenas de uma mudança de conceito geográfico. O assunto mexia diretamente com a identidade da cidade de Porto Alegre, que sempre se orgulhou de seu belíssimo RIO.

Pior, a mudança de classificação implicava em alterações significativas na aplicação das leis de proteção ambiental no curso de água Guaíba. Parece bobagem, mas nossas leis protegem mais rios do que lagos. Os rios são protegidos por leis federais e os lagos pelas leis municipais.
É por isso que para os políticos de Porto Alegre é conveniente que o Guaíba seja catalogado como um lago. Desta forma eles podem dispor e transformar o RIO Guaíba e suas margens num balcão de negócios a pretexto de meras políticas desenvolvimentistas exclusivistas. Como no caso da Favela Chique “Pontal do Estaleiro”.


A polêmica Guaíba, RIO ou lago; não é uma “histeria de ambientalistas”, como tentam sugerir alguns de nossos principais cronistas. É uma discussão de suprema relevância, pois a revisão urgente do conceito vigente (lago), pode servir como antídoto contra a ganância depredatória de empresários e políticos de nossa cidade.

Nossa certeza de que o Guaíba é um RIO se fundamenta em critérios científicos, em especial os ensinamentos dos professores Elírio Ernestino Toldo Jr. Professor CECO/IG/UFRGS (Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica) e Luiz Emílio Sá Brito de Almeida Professor IPH/UFRGS (Instituto de Pesquisas Hidráulicas), lições estas passamos a expor no texto adiante:


“Os canais dos Rios Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí, convergem para o delta do rio Jacuí, e daí seguem pelo leito do Guaíba como um único canal até a Ponta de Itapuã. É um canal natural com 50 km de comprimento e 8 metros de profundidade, que resulta da captura fluvial e mantém uma largura e profundidade suficientes para permitir a navegabilidade ao longo de todo o seu perfil.




Este canal desaparece no leito da Lagoa dos Patos por soterramento. Aqui a deposição de sedimentos preencheu este canal e canais de outros rios e o cobriu com uma camada de lama de mais de 6 metros de espessura, durante os últimos milhares de anos.



No entanto, ao longo de todo este tempo, o Guaíba com o vigor dos seus escoamentos restringiu a deposição da lama, preservando a forma do canal principal, diferentemente do destino que tiveram os canais no interior da Lagoa dos Patos.


No Guaíba, num rio, ocorre o inverso do que normalmente se observa em um lago, lagoa ou laguna, locais onde a circulação restrita favorece a deposição. No Guaíba prevalecem os escoamentos, que acompanham os gradientes do terreno submerso, numa direção preferencial ao longo de ano todo, para sudeste.


Os fluxos são tão expressivos em volumes e velocidades que o tempo de residência das suas águas, entre a Usina do Gasômetro e a Ponta de Itapuã, é em média de 10 dias. Ou seja, as vazões da rede de drenagem que ingressa no Guaíba são suficientes para renovar as suas águas e transportar os sedimentos suspensos num curto intervalo de tempo, numa escala de fluxos correspondentes aos rios de montante, de modo bem diverso da Lagoa dos Patos onde este tempo é medido em meses.

O canal principal também exerce um controle na distribuição dos sedimentos finos depositados no fundo, preferencialmente ao longo do seu eixo. Lagos, lagoas e lagunas não possuem este modo de escoamento, nem um curto tempo de residência, nem canais controlando a sedimentação.


O Guaíba, além dos seus escoamentos e do canal, possui uma ampla superfície exposta à ação dos ventos que favorecem o desenvolvimento das ondas. Esta outra forçante hidrodinâmica possui direção de propagação e intensidade diretamente proporcional a força dos ventos e incidem sobre as margens com energia suficiente para construir extensas praias e pontais arenosos e, também movimentar constantemente as areias presentes no fundo raso do Guaíba.



Portanto, podemos com base em fundamentos hidrodinâmicos, sedimentológicos e geomorfológicos afirmar que parte da rede hidrográfica de sudeste do estado do Rio Grande do Sul alcança os seus limites mais distais no interior do Guaíba até a Ponta de Itapuã, local onde ocorre a transição do rio, o Guaíba, para outro ambiente, a Lagoa dos Patos.”

Porto-alegrense, quando alguém lhe perguntar se o Guaíba é rio ou lago, estufe peito diga sem medo:


- O Nosso Guaíba é um RIO. Lago é invenção de uns poucos intelectuais para satisfazer interesses exclusos de políticos e empresários.











Dia 23 de agosto diga NÃO à "Favela Chique - Pontal do Estaleiro"

Cidadania é o Direito de Viver em Harmonia
Defenda Nossa Cidade



Nesta postagem, oferecemos ainda um Bonus Treck, vídeo “Morte de Plástico no Dia Mundial do Rock, basta clicar no link abaixo. É diversão garantida!





POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

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