segunda-feira, 8 de março de 2010

Debate - Guaíba Rio ou Lago



Este texto foi enviado para alguns mestres da UFRGS

De: PAM – Porto Alegre em Movimento
Para: Professor ...
Assunto: Debate – Guaíba Rio ou Lago

O porto-alegrense consciente sabe que a classificação do Guaíba tem menor importância do que a efetiva gestão dos recursos naturais deste imenso curso d água. No entanto, ambas as teses (rio ou lago) quando apresentadas em separado, e dentro dos rigores científicos, tem o condão de provocar reações diversas na população.


O debate “Guaíba - rio ou lago?”, não se trata uma mera polêmica por que tem haver com a própria identidade da nossa cidade. Existindo a possibilidade de equivalência de conceitos, a população deve ser chamada para democraticamente escolher a opção conceitual que mais lhe parecer convincente. Se ao longo deste processo uma das teses se fragilizar, acreditamos que a população acolherá a tese mais sólida, sem a necessidade da consulta popular.
Mas, para alcançarmos este estágio, ambas as teses devem ser necessariamente confrontadas, através de debates sérios fundamentados sob o ponto de vista da ciência, que devem necessariamente se espraiar por toda sociedade porto-alegrense.


Um evento desta natureza é uma oportunidade de ouro para a comunidade universitária. Pois, o debate pode servir como instrumento de divulgação das pesquisas elaboradas pelos diversos departamentos acadêmicos envolvidos, possibilitando maior interação entre eles e volatizando as trocas de experiências.  Também, fortalece a instuição devolvendo a ela o status de centro pensante da nossa sociedade.

Lembramos que o debate aproxima a comunidade universitária dos trabalhos de pesquisas realizados, por conseguinte estimula a formação de um senso crítico-racional e propicia o surgimento de novos interessados no assunto, nossos futuros cientistas.


Também, acreditamos que o ponto inicial desta jornada de conhecimento deve ser a Universidade, em especial a Universidade Federal do Rio Grande do Sul por sua relevância no meio acadêmico científico nacional.
Portanto, gostaríamos de saber:

1. Sob a luz dos vossos conhecimentos científicos, como Vossa Senhoria classifica o Guaíba?
2. Estaria disposto a participar de um debate universitário sobre o tema: “Guaíba – rio ou lago”?

PAMPorto Alegre em Movimento é uma Organização Não Governamental, apartidária, voltada à defesa da Cidadania e às questões ambientais de nossa cidade.

Obs.: O presente e-mail trata-se de um pré-contato para sabermos da disposição do corpo docente em aderir à idéia do debate. Referente à formatação e regras deverão ser discutidas em conjunto com todos os envolvidos no evento.

Desde já, somos gratos pela atenção dispensada,
PAM – Porto Alegre em Movimento.


As fotos desta postagem são atuais e comprovam: - O Guaíba ainda está vivo.

Rio ou Lago - Salvem o Guaíba!

Nenhum comentário:

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes