domingo, 12 de julho de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os poderosos parte 14


POR QUE SOMOS CONTRA O "PONTAL DO ESTALEIRO"
                                                                                                                inverno e as cores

Muitas críticas foram lançadas contra a consulta popular que tratará da possibilidade de ocupação mista do Pontal do Estaleiro (comercial & residencial). Uma vez que, o dono da empresa responsável, desistiu oficialmente de construir residências no Pontal. Mas, se ele vendesse seu empreendimento a outrem? - Não seria ético, mas ele estaria em pleno gozo de seus direitos.

Não podemos correr este risco. Pois, acreditamos que a orla é do povo e não deve ser comercializada sob meros pretextos desenvolvimentistas exclusivistas.

poluição religiosa...becks!


Outras críticas também brotaram do lado das entidades ambientalistas. Girado estas no sentido de que a consulta popular é uma grande farsa destinada a ludibriar a opinião pública e legitimar a especulação imobiliária predatória que se apropria de bens públicos e inescrupulosamente os comercializa em frente a toda população. Estas entidades também temem a fraude eleitoral. Já que a empresa responsável jogou pesado ao financiar a campanha de alguns vereadores para aprovar seu projeto. E, historicamente, os empreiteiros da construção nesta cidade vem utilizando o sindicato dos trabalhadores na construção civil, como massa de manobra para impor seus nefandos fins.

“Quem não acompanhou a evolução do causo “Pontal do Estaleiro”, pode fazê-lo neste blog...”

                                                  sem educação ambiental
povo joga lixo nas margens do rio
Em nosso modesto entendimento, vemos na consulta popular uma excelente oportunidade da população de Porto Alegre conhecer e discutir os problemas ligados ao Rio Guaíba. Sendo esta consulta, importante para colaborar com o estabelecimento de um novo olhar e mudança efetiva de hábitos e costumes que visem proteger das às águas e a orla do Rio Guaíba.

Somos a favor do desenvolvimento racional que respeita o meio ambiente e o bem estar do cidadão. Acreditamos que Orla do Rio Guaíba deve ser protegida e de livre acesso a toda população independentemente de sua condição econômica.

ainda sobrou um pouco de vegetação
nativa nas margens do Rio dentro da cidade


SETE "PORQUÊS" PARA DIZER NÃO À FAVELA CHIQUE “PONTAL DO ESTALEIRO”

1. Porque o rio é um bem natural de uso comum do povo. Não pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica privada ou pública (art. 225 Constituição Federal). Pertence à coletividade, que deve ter livre acesso às suas margens.

2. Porque a recuperação completa de um curso de água (rio/lago), também depende do correto tratamento dado a sua orla. Preservação e proteção das margens são importantes para a restauração de um ecossistema degrado.

3. Porque permitir a construção de moradias de luxo, na orla do rio Guaíba, é um péssimo exemplo a ser dado à sociedade como um todo. Poderá incentivar a ocupação predatória das margens, prejudicando ainda mais o meio ambiente e nossa qualidade de vida.

4. Porque no local onde será erguido este empreendimento existe um afunilamento no trânsito de veículos. Construção de moradias ou prédios comerciais certamente causará engarrafamentos piores dos que já acontecem. Fatalmente trará transtornos ao deslocamento da população da zona sul.

5. Porque para aprovar na Câmara de vereadores o projeto do Pontal do Estaleiro, não foram apresentados quaisquer estudos de impacto ambiental realizados por instituições fidedignas.

6. Porque no Pontal é possível assistir no fim de tarde ao espetáculo das luzes do centro se acendendo. Pode-se, ao mesmo tempo, apreciar a silueta da arquitetura moderna dos prédios do centro administrativo, da catedral e da chaminé do gasômetro. Tão belo visual deve ser considerado com um patrimônio de todos e não de uns pouco privilegiados.

7. Porque devido à proximidade do canal de navegação as embarcações passam muito rentes à orla. O simples vislumbre, de vai-vem de grandes navios tão próximos, causa grande encantamento. É um atrativo turístico fantástico, que necessita poucos investimentos públicos para o deleite da população e visitantes.



POR ISSO DIA 23 DE AGOSTO, NA CONSULTA POPULAR DIGA NÃO AO “PONTAL DO ESTALEIRO !”

Acesse na Internet o vídeo: Relax nas Margens do Guaíba – Por Uma Orla Democrática, basta clicar no link a seguir:



Baía de Ipanema

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente "post"!
Podemos reproduzir, com os devidos créditos, no Porto Alegre Resiste?

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes