sexta-feira, 20 de março de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos Parte 09


CRÔNICA DA ESPECULAÇÃO ANUNCIADA OU A FAVELA CHIQUE AVANÇA

Assim que surgiu "Morte" sofreu assédio da imprensa



Um jogo de cartas marcadas. Esta é a leitura que se pode fazer do resultado da votação do dia 16 de março de 2009, que fez avançar a implantação da Favela Chique do “Pontal do Estaleiro” na cidade de Porto Alegre. Até parece que alguns vereadores “cabeças de bagres”, os a favor, andaram tomando aulas de uma refinada dissimulação de algum estrategista do mal. Pois, se fossem depender da própria inteligência com certeza o resultado seria tão ruim quanto seus deploráveis discursos.

Vamos aos fatos:

1. O prefeito inovou ao aplicar ao processo legislativo municipal e o efeito sanfona. Isto é, vetou o projeto de lei que permitiria a construção da Favela Chique. Em seguida, reenviou praticamente o mesmo projeto vetado de volta à Câmara (foram feitas alterações significativas). Também, no projeto do prefeito existe previsão da consulta popular. Livrando-se de ter que descascar o abacaxi, demonstrou falta de personalidade. Até agora não se sabe sua opinião sobre o assunto;

sem medo Reporter entrevista "Morte de Plástico"

2. A Câmara, através de seus órgãos diretivos e por temer a opinião pública tratou de acelerar os trabalhos de trâmite da Favela Chique. Comprovando a velha tese conhecida pela grande maioria de nossos cidadãos, de que nossos políticos só demonstram eficiência quando agem em proveito próprio (fato mais do que notório), sempre sob alegação de estar fazendo bem para alguém, neste caso, para a cidade. Mas, o que eles defendem realmente, são os interesses de uma minoria que irá habitar o pontal e os interesses de um loby empresarial, ansioso pelo lucro evidentemente especulatório;

vereadores sob a vigilância dela

3. Notas curtas na imprensa anunciaram a votação na câmara do veto do prefeito 09.02.2009. Uma segunda feira, período de férias. A rede de comunicação mais conhecida da cidade e seus jornais, tendenciosamente se omitem sobre a questão. Se o faz é para apenas escancaradamente exaltar as pseudo benesses do empreendimento. Também, não é de se estranhar. Pois é conhecida no meio jornalístico pela forte censura interna que imprime a seus colaboradores. Resultado foi o plenário vazio e a confirmação do veto;
Graças às manobras governsitas o plenário estva vazio

4. O efeito Fogaça-sanfona se consumou. O “novo“ projeto entrou para pauta de votação da câmara. Um escandaloso projeto grosseiramente repaginado pelo “Prefeito”, já veio privilegiar ainda mais a moradia dos bacanas. Mais uma vez a sessão foi marcada em cima da hora e as poucas notas que saíram na imprensa foram mirradas. Procurei no site da Câmara a pauta da votação, no dia em que esta ocorreria e propositalmente a agenda da sessão do dia 16.03.2009 não havia sido publicada. Fiquei sabendo por acaso. A estratégia dos especuladores funcionou. A votação de um projeto tão importante para cidade tinha uma platéia praticamente vazia. E os vereadores puderam exercer sua vilania sem maiores pudores.

5. O projeto do Pontal foi aprovado com votação esmagadora a favor. Aprovado e com requintes maquiavélicos. Pois, foi inserida a emenda que diz que na falta da consulta popular em 120 dias prevalecerá o projeto sanfona do Prefeito BOCAÇA. Este artifício se constitui um legítimo golpe baixo.

Já sabíamos que a trairagem ia correr solta. Bem como, sabemos as que regras para a tal consulta serão elaboradas por nossos comprometidos vereadores. Inclusive, se obstaculizarem a consulta o projeto do mal triunfará. Temos plena consciência de que a chave do galinheiro foi entregue à raposa. Mas, nem por isso, Eu e Kid, deixamos de comparecer àquela trágica sessão plenária. Nem por isso deixaremos de expressar pelas ruas da cidade nossa indignação pela privatização das margens do Guaíba e nem por isso nos acovardaremos diante da máquina especulativa. Lutaremos até o final.

FALANDO DA "MORTE DE PLÁTICO"
foram muitas as entrevistas


A Morte de Plástico, na forma da Especulação, não faltou à sessão que aprovou o projeto do Prefeito Bocaça. Estava lá, linda, leve-solta aprovando qualquer gesto de seus colaboradores vereadores. Cada vez mais convencida, por onde ela passou monopolizou olhares e comentários.

Muito assediada pela imprensa, concedeu muitas entrevistas, estampou a contracapa do “O Sul”, apareceu na maioria dos jornais e TVS locais, no clic RBS no seguinte Link:


Realmente, a Morte, provou que é uma “Super Star”. E como tal, muitos boatos circulam em sua órbita. Correu um boato pelos corredores da câmara de que ela ficará um pouco mais na cidade para trabalhar na campanha a favor da Favela Chique. Também, disseram, que ia destruir o Guaíba e a moral dos ambientalistas, ato se tornou para ela questão de honra. Outro boato dá conta de que ela está acertando uma performance com grupo de rock da cidade.

Não se enganem com a Morte. Ela é sorridente; mas acima de tudo é muito competente. Cruzei com ela no saguão e lhe disse: - Como você é inteligente, Morte. Seus aliados estão trabalhando direitinho!
Ela, simplesmente me respondeu: - Não sou inteligente, sou é muito velha... Contar com eles é muito fácil. A única diferença é pra onde vou mandá-los quando tivermos nosso encontro final. Em vez de mandar pro cara de cima, mando pro de baixo. (risos...)
                                                                                                       Vereador   Dib cumprimenta a Especulação

Fiquei curioso com os boatos, aproveitei e fiz outra pergunta: - E esse negócio de rock? - Olha, Quem (?), tem até um estilo de rock com o meu nome o “Death Rock”, uma coisa situada entre o Ghotic Rock e o Punk Rock. Te dou alguns exemplos: the cure, Bauhaus, sister of mercy, joy division… Já fui muito fã, nas antigas, do David Bowie...(risos...). Já com Igg Pop, minha relação era de pura amizade. Além disso, pelo desejo da fama ou das drogas, sempre caía um ou outro amigo dele em minhas mãos. O negócio do rock é muito bom para sacudir o esqueleto (mais risos...), me mantém mais jovem. Só trabalho com o rock por puro prazer, afinal também tenho que me divertir. Essa coisa de trabalho, trabalho, trabalho é muito massante.

"Morte" Comemora a vitoria da bancada Fogacista
A Morte é mesmo é uma criatura surpreendente. Além disso, entende de rock. Fiquei pensando... O que será que ela vai aprontar?

Ao final da votação que deu vitória à Favela Chique, a Morte, se levantou brandiu a foice da especulação e gritou: -GANHEIIII!

Para quem tinhas dúvidas, quanto à ligação da Morte com os vereadores, durante a sessão ela abanou e mandou beijos para seus aliados. Haroldo disfarçou. Mas, adorou... Brasinha se divertiu... João Dibb, quando deixava a Câmara, em sua lambretinha, a cumprimentou como se fosse um amigo íntimo.


A CONSULTA POPULAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA FAVELA CHIQUE “PONTAL”

Com vitórias sucessivas a Favela Chique está próxima a literalmente se concretizar. Isto se a cidade não acordar e lutar pela preservação das margens do Guaíba, que está sob ameaçada do interesse econômico de uns poucos. Eu, Famoso Quem (?) e Carbon Kid colocaremos nossa criatividade artística à disposição deste pleito. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para barrar a especulação escancarada, alertar e informar a população. Quanto à consulta popular, corre-se o risco da fraude. Pois, sua execução depende daqueles que publicamente estão comprometidos com interesses dos empreiteiros. Espera-se que a cidade fique vigilante, e não deixe ser erguida nas margens do Guaíba uma “Favela Chique”.



Será que o Rio Guaíba tem chance? 

Nenhum comentário:

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes