quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos parte 04



Dupla GreNal Esculhamba a Cidade

Eram duas da tarde, a câmara de vereadores estava praticamente vazia, alguns militantes ecologistas estavam presentes. Palavras de Carbon Kid: “- O clima era revoltante a mim, Carbon Kid, tanto pelo calor escaldante da cidade quanto pelo espetáculo (ambicioso e medíocre) reinante na Câmara Municipal de Porto Alegre.” Estava em jogo o projeto da dupla Grenal para inserir Porto Alegre na rota da copa do Mundo de futebol 2014.

Uma panacéia de discursos eufóricos e incoerentes defendia interesses aparentemente vantajosos para a cidade. Mas, que no fundo tinham a ver com interesses especulativos e danosos para o porto-alegrense. As palavras faziam transparecer a outra face de quem as proferia... A face da ganância. Aproveitando-se da possibilidade de haver jogos da copa do mundo na cidade, dirigentes da dupla Grenal e políticos, lançaram-se na implantação de projetos megalomaníacos para seus estádios e arredores. Sem se importar se estes projetos trariam incômodos à população porto-alegrense. Talvez, cegos pelas vultosas comissões, ou o vislumbre de cargos administrativos, ou pelo corporativismo que a ocasião poder-lhes-ia proporcionar.


Quem conhece Porto Alegre sabe que a região do bairro Azenha sofre com o trânsito que se afunila em sua avenida principal. A idéia dos gremistas era construção de espigões no local do atual Olímpico. Piorando ainda mais as condições de circulação de trânsito da região. Felizmente tiveram que baixar a bola e altura no empreendimento. Já que as bancadas por obviedade caíram em si com relação à densidade demográfica com altura de prédios, estrutura viária e sanitária do local. Quanto à nova localização do estádio do Grêmio, como colorado, não estou satisfeito, poderia ficar ainda mais longe. Quem sabe até em outro município ! O Grêmio conseguiu autorização para fazer seus espigões na zona norte. Mas, parece que esta parte do projeto também terá que baixar a bola. Seus prédios invadem a área de escape das aeronaves do aeroporto Salgado Filho.

Já o Internacional queria conturbar o trânsito do bairro Menino Deus, também com uma série de espigões onde se encontra o estádio dos Eucaliptos. Além disso, aprovar uma obra deste porte, sem a devida análise de impacto do solo, sugere um amadorismo irresponsável por parte dos nobres edis (vereadores). Pois, poderia correr-se o risco da fragilização da base de sustentação da hidráulica do Menino Deus, por exemplo. Os mais antigos podem imaginar o que poderia acontecer se mais uma vez esta estação viesse a se romper. O colorado, foi outro que teve baixar sua bola, sob pena de ficar fora da copa. Mas, mesmo assim conseguiu razoável autorização para aumentar seu território, com contrapartidas.

(Outras inconveniências da Instituição Nacional de Futebol repousam no mercantilismo exacerbado de técnicos e jogadores, nos campeonatos suspeitos (Dualib...& Cia), na sonegação do INSS (ganharam loteria pra tapar seus furos – o cidadão comum não tem esta moleza). E, mais recentemente as pessoas deste meio, em nossa cidade, emplacaram uma nova faze: “a da especulação imobiliária”.)

No caso da dupla Grenal, a causo foi mais além. Pois, para realizar estes ingloriosos feitos, seduziram a Câmara de Vereadores com argumentos pseudo-desenvolvimentistas, vindo a alterar a Lei do Plano Diretor da Cidade, afiançados pela paixão do povo pelo nobre esporte bretão. Outro lance de mudança da lei, NA NOSSA CIDADE, em razão de interesses escandalosamente corporativistas travestidos de interesses sociais.

MAIS UMA VEZ A PAIXÃO DO POVO FOI ENGARRAFADA E USADA COMO MOEDA DE TROCA POR ESPERTALHÕES. (A VELHA LEI DE GERSON)

Registra-se, que os dois projetos estão orçados em R$ 300.000.000,00. Contando com os recursos do PAC de Lula em apoio farra ufanista futebolista, mais as colaborações do governo do Estado, a cifra para a execução destes empreendimentos ultrapassa MEIO BILHÃO DE REAIS... EU DISSE MEIO BILHÃO DE REAIS!!!

INDISCUTIVELMENTE ESSE DINHEIRÃO TODO FAZ FALTA NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, TRANSPORTE E SANEAMENTO.

Mover-se-á meio bilhão de reais a pretexto da execução de dois joguinhos de seleções obscuras em Porto Alegre.

Para a sessão plenária de votação dos projetos da dupla Grenal, fizemos cartazes para expressar nossas opiniões. O meu dizia: ESPIGÕES + TRÂNSITO = CAOS. Frase repetida pelo vereador Adei Sell, em seu discurso na busca consenso para aprovar os projetos com diminuição da altura dos prédios. Por uma incrível coincidência, no século passado, Adeli foi meu mestre de Inglês no segundo grau, na escola estadual de Ipanema.

Sugeri que Carbon Kid fizesse um cartaz que falasse diretamente aos vereadores. Ele fez dois, um dizia : DINHEIRO FÁCIL + INTERESSES MEDÍOCRES = TORMENTO SOCIAL! ; o outro?

- Vejam o que aconteceu pelas próprias palavras de KId:

“Ao chegarmos, por um equivoco, fomos parar no lado do pessoal que era a favor do projeto, que nos ofendiam baixinho, isto, aliás, foi muito engraçado.

Já no lado certo, com os primeiros cartazes abertos, vestíamos as camisetas da dupla Gre-Nal. Havia atrás de nós, um grupo de torcedores colorados, que movidos pelo ódio irracional invocaram-se comigo por estar usando a camisa do time oposto. Mas logo o calor me bateu, e tirei aquela camisa, apaziguando os nervosinhos que não perceberam que aquela manifestação não se tratava de futebol, e sim de POLÍTICA URBANA!

E de novo aqueles discursos absurdos...

Então, tomado por um ato de coragem, abri meu segundo cartaz, que dizia: "VEREADOR CORRUPTO" e tinha desenhado um monte de bosta com cifrões o sobrevoando. No mesmo instante o Presidente da Câmara parou a sessão, e mandou que me identificassem e tirassem o cartaz. Todos os olhos e câmeras presentes, se voltaram para nós. Flashes me cegavam e alguém tentava tirar meu cartaz, era um segurança que ansiava por me "aconselhar" na sala da segurança.

O Presidente cometeu um atentado contra minha sagrada cidadania brasileira, ao ordenar que seguranças me identificassem e recolhessem meu cartaz. Cerceou minha liberdade de manifestar meu pensamento. Tudo isto, bem em frente à imprensa e público presente. Constrangendo-me, cometeu sério atentado contra a liberdade de expressão, direito que é garantido a todo cidaddão brasileiro, pelo Artigo 5º, incisos IV e IX , da Constituição da República do Brasil, de 5 de outubro de 1988.


Pelo ato de coragem de se expor tão abertamente na cova dos leões, Carbon kid recebeu cumprimentos de inúmeros presentes.
A corrupção no Brasil é um assunto notório amplamente divulgado pela mídia. Também é velha conhecida da população. Haja vista, a infindável seqüência de escândalos envolvendo nossos políticos da terra brasilis. Aliás, alguns dias atrás, um Político renomado, o Dr. Alceu de Deus Collares afirmou em TV aberta que 90% de nossos políticos SÃO CORRUPTOS! Sendo um político experiente e renomado sua afirmação só pode ser merecedora do mais alto crédito... Portanto, o cartaz de Carbon Kid não trazia nenhum absurdo ou novidade. Estava no lugar certo e enquadrava-se plenamente no contexto!

A propósito a escaramuça de Carbon Kid, foi mui bem flagrada pelas lentes da RBS. Assista o grande lance de Kid dando um jogo de corpo e consciência cidadã no segurança da Câmara Municipal de Vereadores, acessando o Link ( "ESSE EXAGEROU...") a seguir:






Nossos agradecimentos aos fotógrafos e ecologistas Eduíno; Cezar do Fórum Municipal de Entidades, que cederam as imagens de Kid sofrendo atentado contra sua liberdade de expressão.




Na postagem seguinte: A confirmação do veto do prefeito e a consulta popular sobre a ocupação habitacional da orla por condomínios de luxo.



A especulaão adora os projetos da Dupla GreNal

Nenhum comentário:

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes