sábado, 31 de agosto de 2019

A Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa / Florianópolis-SC


Prólogo
 Os primeiros relatos da Ilha de Santa Catarina datam de 1504. Tempo em o navegador Francês Binot Paulmier de Gonneville chegou a São Francisco do Sul, vindo a narrar a existência de uma ilha habitada por uma imensa população indígena da etnia Karaí Guarani, a tribo dos Carijós. A partir daí o local se tornou o entreposto para navios de piratas, expedições portuguesas e espanholas, que faziam uma pausa na ilha para abastecer-se de água e reparar suas embarcações.

No ano de 1514 os navegadores Nuno Manuel e Cristóvão de Haro, em passagem pelo atlântico sul, deram a Ilha o nome de Ilha dos Patos, devido a grande capacidade para a natação demonstrada pelos indígenas locais.

No ano seguinte, uma malograda expedição espanhola ao Rio da prata (Uruguai), capitaneada por juan Díaz de Solis, culminou com um naufrágio na barra de Laguna, no qual sobreviveram apenas 11 marujos, que agarrados aos destroços do navio foram parar na tal Ilha dos Patos. Acolhidos pela tribo dos Carijós, os náufragos deram início a uma intensa miscigenação. 



Em 1526, Sebastião Gaboto, navegador italiano a serviço da Espanha, de passagem por aquelas bandas, chamou o lugar de Ilha de Santa Catarina de Porto dos Patos. Sendo que o mapa-mundi de Diego Ribeiro, de 1529, a ilha aprece apenas com a denominação de “Ilha de Santa Catarina”.


A Freguesia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa


Passadas as disputas pelas linhas de fronteiras, na metade do século XVIII, a coroa portuguesa resolveu colonizar a Ilha com o propósito de garantir a sua posse. Para tanto, recorreu ao povo das Ilhas dos Açores, uma vez que o arquipélago sofria com uma grande explosão populacional e aos males provocados por terremotos.

Entre os anos 1748 e 1756, levas de imigrantes foram distribuídas pelo território da ilha em localidades afastadas uma das outras, denominadas de freguesias. Cada freguesia tinha autonomia administrativa com igreja e polícia próprias.


A freguesia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, fundada em 1750, ao lado da freguesia de Santo Antônio de Lisboa são as duas mais antigas da Ilha. Por esta razão, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa é uma das mais antigas da Ilha de Santa Catarina.

A Construção colonial possui atributos da arquitetura portuguesa com adaptações ao modelo das primeiras igrejas brasileiras. Notem-se os elementos estruturais de pedras de tamanhos variados, cuidadosamente encaixados e impermeabilização feita a base de óleo de baleia.







Nenhum comentário:

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes