terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quem(?) & Kid Enfrentam os Poderosos Parte 01


Quem (?) está antenado


Pontal do Estaleiro e (ou) Favela Chique (pode?)

Muito se fala na perda de identidade do cidadão porto-alegrense com o Rio Guaíba. Porém, nada é feito para reconstrução deste vínculo. Pior, as atitudes de políticos e até de alguns cidadãos são sempre no sentido de afastar ainda mais a população do convívio direto com o rio.





Kid tem força na piruca

É o caso da poluição protagonizada por afro-religiões, do não investimento em políticas sócio-ambientais eficazes, da falta de monitoramento de poluentes, fauna, flora e das águas; da fiscalização dos agentes poluidores, transporte de produtos químicos de alta periculosidade rumo ao pólo de Triunfo, da ocupação e uso desordenado das margens e falta de planejamento estrutural globalizado da cidade.


Recentemente a esta malograda lista somou-se a idéia da ocupação habitacional da orla, sob a forma de condomínios de luxo. A idéia é mudar a lei municipal e permitir a ocupação habitacional, tipo classe “A”, na região conhecida como Pontal do Estaleiro. Note-se que a antiga Vila Cai-Cai, que ficava atrás do Beira-Rio, muito próximo ao Pontal, foi removida sob o pretexto da liberação da orla para o uso comum do cidadão, e da realocação digna dos que ali tinham sua residência.

Para agravar ainda mais a situação, a lei criada para desenvolvimento equilibrado da cidade, intitulada de Plano Diretor da Cidade, que teoricamente deveria proteger os interesses reais da cidade e cidadão, vem sendo rasgada, a olhos vistos da população, em sessões tragicômicas na Câmara de vereadores de Porto Alegre.

Tal comportamento, de nosso digníssimo parlamento municipal tem por escopo, impingir à coletividade uma política desenvolvimentista voltada apenas para o lucro especulativo fácil de uns poucos. Sem levar em consideração as questões ambientais, urbanísticas (vias públicas, sistemas de esgoto, densidade populacional), arborização, tão importantes para a boa qualidade de vida que o porto-alegrense tanto almeja.

Pensando nisso, no direito constitucional à livre expressão do pensamento, garantido em nosso diploma legal supremo, é que Carbon Kid e eu, Famoso Quem (?), resolvemos apoiar e participar efetivamente dos movimentos de defesa do meio ambiente de nossa cidade em especial os referentes à orla do Guaíba.

Certa feita, com muita propriedade, Martin Luther King disse: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”

Tal pensamento vem a calhar neste instante, pois junto com nossos irmãos porto-alegrenses, queremos fazer muito, mas muito barulho, mesmo... Ou este silêncio poderá acabar com a beleza e tranqüilidade de nossa mui amada cidade de Porto Alegre.


Morte de Plástcio está atenta

Para saber dos detalhes sórdidos da negociata do portal, recomendamos o acesso, no linque, isto é link a seguir:
http://www.ecoagencia.com.br/?open=artigo&id===AUVZ0cWtGZXJlVaVXTWJVU

Neste endereço encontra-se uma excelente matéria investigativa/didática do jornalista Najar Tubino, intitulada: “A Fraude do Pontal do Estaleiro”.

A seguir contaremos sobre a votação polêmica do projeto do Pontal no dia 12.11.2008 em : " Quem (?) & Kid Enfrentam os Poderosos Parte 02".

Quem (?) energiza-se para a batalha

Nenhum comentário:

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes